quinta-feira, 16 de junho de 2011

Carta dos professores a Sociedade

Caros Pais, alunos e população em geral,

Hoje a Greve do Magistério completa mais um dia. E a cada dia que passa nossa decepção com nossos governantes (que já passaram por um banco de escola e precisaram da ajuda de um professor para aprender a ler e escrever) e, ao mesmo tempo, nossa certeza de que lutamos pelo que é certo nos fortalece.
Temos consciência de que muitos de vocês não entendem nossa luta, uma vez que o governo passa somente o que lhe convém nos meios de comunicação. Mas ao mesmo tempo, inúmeros pais nos apóiam e compreendem a seriedade de nossa decisão e o mérito de nosso direito no cumprimento da lei.
No entanto, gostaríamos que todos vocês, trabalhadores como nós, participassem dessa luta conosco, fortalecendo a busca pelos nossos direitos e pressionando o governo a CUMPRIR A LEI.
A cada eleição somos procurados por inúmeros candidatos que prometem melhorias na educação mas, passada a contagem de votos e conquistada a vaga disputada somos esquecidos e trocados por um generoso salário. A EDUCAÇÃO, INFELIZMENTE, NÃO É PRIORIDADE PARA NOSSOS GOVERNANTES.
E aqui ficamos a nos perguntar: "Qual pessoa capaz de ler e escrever não necessitou de um professor, não sentou num banco de escola? E qual destas pessoas alfabetizadas valoriza seu mestre?"
Muitos passam por nós e dizem: "Professores, vocês mesmos não se valorizam!" Agora, portanto, que decidimos lutar por nossa valorização, pelos nossos direitos, pedimos seu apoio.
Ao invés de indignarem-se por seus filhos estarem temporariamente sem aula, indignem-se pelos salários absurdos de nossos deputados, pelos altos impostos que pagamos, pela má conservação de nossa escola, pelas reformas mal acabadas, pela falta de segurança e tantas outras coisas erradas que vemos por aí.
Pais, alunos e comunidade em geral, saibam que nossa luta é justa, que só pedimos o que é nosso por lei, desde o ano de 2008. Será que nesses três anos, nosso estado não conseguiu arrecadação suficiente para nos pagar?
Será que a educação é tão desnecessária para o crescimento de nosso estado?
Exigem quantidade de aprovação, quantidade de conteúdo passado aos nossos alunos, mas onde está a qualidade, a boa estrutura, o incentivo aos professores?
Pais, nossos questionamentos, assim como os de vocês são muitos, saibam porém, que nenhum professor está feliz de entrar em greve, esta foi nossa decisão extremada depois de tanto tempo esperando pelo bom senso de nosso governantes.
Ensinamos seus filhos a lutar por seus direitos e cumprirem seus deveres e, neste momento nossa aula é prática: lutamos pelo direito do Piso Nacional do Professor sem esquecer nosso dever de formar cidadãos críticos e atuantes.
Pais, alunos e comunidade em geral, contamos com vocês!
Nossa luta é justa, piso salarial é lei!
Muito obrigada,
Professores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário