sábado, 22 de maio de 2010

Copa do Mundo 2010 - África do Sul


A Copa do Mundo FIFA de 2010 é a 19º edição do evento e ocorrerá pela primeira vez no Continente Africano tendo como anfitriã a África do Sul.

Candidatos
O processo oferecendo a primeira Copa do Mundo FIFA sob a rotação continental (o processo de girar hospedando a Copa a cada confederação por vez) era a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será o maior evento ostentado neste continente, que como as Olimpíadas, ainda não tinha sido organizado no continente africano. Assim, candidataram-se a África do Sul, o Marrocos, o Egito e a candidatura binacional Líbia-Tunísia.
Em 15 de maio de 2004, em Zurique, Suíça, a África do Sul derrotou Marrocos por 14 votos a 10. O Egito não recebeu nenhum voto e Líbia e Tunísia retiraram-se em 8 de maio de 2004 depois de oferecerem sua junção, que não foi permitida.

Preparativos
A África do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do apartheid, os estádios eram construídos exclusivamente para o rúgbi e o críquete.
A África do Sul tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coreia e Japão no grupo B, sendo eliminada na 1.ª fase da copa num grupo em que participavam as seleções da Espanha, da Eslovênia e do Paraguai, participou também da Copa de 1998, na França.
Uma delegação da FIFA completou uma primeira visita à África do Sul depois que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram em seguida que vários aspectos técnicos e legais foram debatidos antes de os membros da FIFA deixarem o país.
"A FIFA está procurando cumprir todo o processo do país-sede o mais rápido possível e vai montar um escritório na África do Sul no início do ano que vem", disse Danny Jordaan, que encabeça o comitê local.
Um comitê de quatro homens, do qual Jordaan é um dos integrantes, foi composto para acertar a organização local.
Em meados de 2008, em virtude dos atrasos nos preparativos com a possibilidade da África do Sul não terminar a tempo as obras necessárias, especulou-se sobre a troca da sede da Copa. Foram cogitadas a Alemanha[1] que possuía toda a estrutura montada para a Copa do Mundo 2006,além da Espanha e Austrália.
Uma greve foi iniciada pelos operários sul-africanos no dia 8 de julho de 2009. Obras nos estádios, rodovias, ferrovias, aeroportos e hospitais chegaram a ser interrompidas. Os operários pediam algo em torno de 15% de aumento salarial.[2] Os atrasos, que já eram evidentes ficaram mais complicados com a greve. Representantes da organização do torneio chegaram a admitir que o cronograma das obras poderia sofrer alterações.[3]

Mascote


Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).

Música Tema
A organização da Copa do Mundo FIFA de futebol escolheu para a edição de 2010 do evento a musica remixada Wavin’ Flag (Bandeira ao Vento, em Português) do cantor somaliano naturalizado canadense K'naan, como música tema oficial. A música faz parte de seu terceiro álbum, Troubadour, sendo extremamente conhecida pelo público, por ser também um dos jingles das propagandas da Coca-Cola, patrocinadora oficial da copa do mundo. A música atualmente já está sendo interpretada em vários idiomas, e o cantor já gravou uma das versões com o artista espanhol David Bisbal. Organizadores do evento incluiram também como outras músicas a ser apresentadas na programação musical do mundial a versão de “Oh África”, do Cantor Senegalês Akon, interpretada juntamente com a cantora Keri Hilson, e também a música "Waka Waka" (Esto És Afríca, em espanhol; This is África, em Inglês), que será apresentada na cerimônia de abertura pela cantora colombiana Shakira.


Wavin' Flag (tema Copa do Mundo 2010)

informe o(s) compositor(es)
Ooooooh Wooooooh (2x)

Give me freedom
Give me fire
Give me reason, take me higher
See the champions, take the field now
You define us, make us feel proud
In the streets are, exaliftin
As we lose our inhabition
Celebration it's around us
Every nation, all around us

Singin' forever young
Singin' songs underneath that sun
Let's rejoice in the beautifull game
And together at the end of the day

We all say

When I get older I will be stronger
They'll call me freedom
Just like a wavin' flag
And then it goes back (3x)

When I get older I will be stronger
They'll call me freedom
Just like a wavin' flag
And then it goes back (3x)
And then it goes

Ooooooh Wooooooh (2x)




tema da copa do mundo 2010 - africa do sul - coca-cola.rar
*Clique para fazer Download

Nenhum comentário:

Postar um comentário