segunda-feira, 18 de julho de 2011

Volta as aulas, em estado de Greve

Os professores da rede estadual de Santa Catarina vão voltar às aulas a partir de amanhã (19 de julho), mas permanecem em “estado de greve”. Essa foi a decisão tomada pela assembleia geral da categoria, realizada no CentroSul, em Florianópolis. Mais de 4 mil pessoas compareceram. A paralisação durou 62 dois.

Gostaria de agradecer os amigos blogueiros que participaram junto dessa paralização, agradecer aos professores que contribuiram com textos, mensagens, recados e como última postagem sobre a greve deixo um texto de uma professora sobre essa luta justa.

SAUDADES...

VOU SENTIR SAUDADES!!!
Saudades das caravanas, das passeatas, dos encontros nas assembleias, do restaurante do “boi” que passávamos toda vez que vínhamos das assembleias e lá podíamos encontrar nossos amigos de Criciúma, dos amigos novos com sotaque puxado de xxxx, dos olhares de indignação, dos bravos guerreiros do Oeste e do Litoral, dos inúmeros comentários no blog do Moacir, do conhecimento de leis, do pastel de frango em frente a ALESC, do choro dos professores, das músicas que embalaram nossa caminhada, dos gritos de injúrias, dos almoços na assembleia, do chão com tapete vermelho da Alesc que serviu de cama por dois dias, do rosto de cada professor nos acampamentos, do sanduíche de presunto e queijo que comemos no dia do enterro da educação, da sede de justiça, do choro da deputada (Angela Albino), das notícias postadas neste blog, das noites em claro que reservei para postar minha revolta e indignação, da união dos meus colegas, da insistência em continuar a greve, do Hino Nacional cantado em frente a secretaria de educação deste nobre estado, de bater palmas pra ele (professor), dos apitos, dos narizinho de palhaço, da carreata, das inúmeras vezes que convencemos os colegas a continuar na greve, dos fotógrafos, das câmeras, dos jornalistas, das poses pra fotos, de assistir a RBS, de ler jornais para acompanhar as últimas notícias, dos telefonemas para marcamos reuniões, de levantar as mãos pela continuidade da greve, das vaias, de desfilar na passarela Negro Quirido, de ouvir o som das panelas, da voz dos deputados que nos defenderam com seus discursos magníficos, de segurar velas, de chorar, de sentir ódio, de ver o rosto de admiração das pessoas, de ver os motoristas buzinando a nosso favor nas passeatas, de ver pessoas levantando bandeiras e acenando para nós, de ser reconhecido como PROFESSOR que merece ganhar mais e ser valorizado……
SÓ NÃO TENHO SAUDADES da ingenuidade que ficou para trás, pois esta não volta nunca mais. Não tenho saudades do dia 13/07, o dia em que a educação neste estado foi enterrada por Colombo e sua corja, não tenho saudades da cara dos deputados safados que riam e zombavam de nós, do Bope que agrediu professores, da polícia que impediu nossa entrada no Plenário, da votação a favor do PLC/26, dos desmaios dos professores, dos rostos batendo nos vidros do plenário, das palavras sujas dos deputados, do deboche na cara deles, da insistência do governo em dizer que está aberto a negociações e que já deu tudo o que tinha que dar, não tenho saudades do deputado Joarez dizendo “eu não sei o que os professores querem”, das notícias falsas que a mídia lançava todos os dias, não tenho saudades do FIM DA GREVE…..
Agora uma nova profissional se faz dentro de mim. Com novos anseios, objetivos, com novas perspectivas, com novos conhecimentos. A melhor aula de cidadania que pude ter nestes 62 dias.
Que esta greve não tenha servido apenas para ganhos salariais e sim para combatermos a corrupção neste estado dominado por coronéis.
ESTA GREVE FOI MUITO IMPORTANTE PARA MIM E TENHO CERTEZA QUE PRA TODOS OS PROFESSORES.
ELA VAI DEIXAR SAUDADES!!!

Texto da professora Fabiana Viana, de Tubarão

4 comentários:

  1. Estava andando por aí, ...

    oooO
    (....).... Oooo....
    .\..(.....(.....)...
    ..\_)..... )../....
    .......... (_/.....
    oooO
    (....).... Oooo....
    .\..(.....(.....)...
    ..\_)..... )../....
    .......... (_/.....

    ... cansei e peguei uma carona.

    ...()""()
    .("( 'o' )
    ,-)____)|'--.
    "=(o)==(o)='

    Entrei na seu bloguinho e
    dei uma olhadinha!

    -----\\\\|//-------
    ------( @@)-------
    ---ooO--(_)--Ooo—

    Uma passadinha rápida para deixar...

    Um Oi e Uma ótima semana e te convidar para participar do meu sorteio, ainda dá tempo, passa lá.
    Bjs...da Bia!

    ResponderExcluir
  2. Eu estava numa dessas noites calorentas do mês de julho assistindo, de forma despretenciosa, a reprise de um programa humorístico q tinha como tônica a sala de aula e a precariedade da educação no Brasil...

    Quando um dos seus personagens, do nada, começou o seguinte discurso:

    "Os professores pagam para trabalhar...

    E nos alunos existe uma coisa muito interessante que é o Brasil Real!

    É um povo que prefere rir do seu analfabetismo a ficar chorando por ser analfabeto...

    E aí você percebe que o povo é realmente SÓ...

    Completamente só e desamparado...

    Apesar de tudo, há professores, alunos, cidadãos que continuam acreditando no Brasil, e com estes acontece algo raro: ganham quando perdem, entram mais quando saem, crescem quando os outros pensam diminuí-los..."

    Leo Costa (indioguaja@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde amiga.
    Passei para fazer uma visitinha semanal e deixar um pensamento:
    As maiores conquistas resultaram de grandes sonhos desacreditados por muitos,mas que alguém acreditou até o fim. Seja o primeiro a acreditar em seus sonhos. (Retirado da Net, Mas Gostei)rsrsrsrs.
    Att.: Beatriz

    ResponderExcluir
  4. Ju, passei para lhe deixar um carinho!

    Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
    Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
    Se achar que precisa voltar, volte!
    Se perceber que precisa seguir, siga!
    Se estiver tudo errado, comece novamente.
    Se estiver tudo certo, continue.
    Se sentir saudades, mate-a.
    Se perder um amor, não se perca!
    Se o achar, segure-o!
    (Fernando Pessoa)
    Abraços fraternos, muita luz e paz sempre!

    ResponderExcluir