sábado, 1 de maio de 2010

1º de Maio - Dia do Trabalhador

Você sabia?

Dia 1º de Maio é o Dia Internacional do Trabalho. É um dia celebrado em numerosos países do mundo, sendo feriado nacional em muitos deles.
No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos Estados Unidos.
A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1º de Maio desse ano feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado
nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário