terça-feira, 20 de abril de 2010

O que eu aprendi na escola...


“ A maioria das coisas que eu realmente precisava aprender sobre como viver, fazer e ser, eu aprendi no Jardim de Infância.
Sapiência não se encontrava no topo da montanha das escolas de pós-graduação, mas no pátio do jardim.
Essas são as coisas que aprendi:
*Compartilhar todas as coisas; “jogue limpo” e não bata nos colegas.
*Não pegue nada que não seja seu;
*Limpe a bagunça que você fez.
*Coloque tudo de volta nos seus lugares.
*Peça desculpas quando você magoar alguém.
*Sempre dê a descarga e lave as mãos, sobretudo, antes das refeições.
*Viva uma vida equilibrada: além de trabalhar, desenhe, pinte, cante e dance um pouco
todos os dias.
*Lembre-se também de que leite frio e biscoitos fresquinhos podem ser bons para
você.
*Tire uma soneca à tarde e, quando sair às ruas, cuidado com o trânsito, dêem as mãos e permaneçam juntos.
*Cultive a imaginação. Lembre-se da semente de feijão que a professora colocava no
vaso de água. As raízes cresciam para baixo e as folhas para cima e ninguém sabia
explicar por quê.
*Nós somos parecidos. Os peixinhos do aquário, os passarinhos da
gaiola, as sementes do feijão, todos morrem também.
*Recorde-se do grande e melhor conselho da época: Olhe! Olhe ao seu redor!
*Imagine como o mundo seria melhor se todos tivessem um lanchinho com leite e
biscoitos às 3 da tarde e, em seguida tirassem uma soneca. Imagine se fosse política
nacional que todos os cidadãos tivessem que limpar a sua própria bagunça e colocar as
coisas de volta em seus lugares.
Imagine se todos dessem as mãos e permanecessem juntos.
[...] Tudo o que você precisa mesmo aprender está ai em algum lugar. As regras básicas de convívio humano, o amor, ecologia, política, saúde e fraternidade.
Pense como o mundo seria melhor se todos, todo mundo pegasse qualquer desses termos e extrapolasse.
Para palavras sofisticadas da linguagem adulta e então aplicasse em sua vida familiar, trabalho, governo em sua vida. E pense: será sempre verdade, não importa quantos anos você tenha, se você vai sair por ai, pelo mundo afora, o melhor mesmo é poder dar as mãos aos outros e caminhar sempre juntos.”

Fonte: Tudo que Eu Devia Saber Aprendi no Jardim de infância
Robert Fulghum – ed. Best Seller



2 comentários:

  1. Muito Bom .. Esse Blog, Gosto muito da arte..
    e também da Educação Sempre Bom Compartilhar Com as outras pessoas o que vc expressa e ajuda-los a ser bem experiente, se vc for é claro rs..
    Sou Nazaré tenho 16 anos e sou estudante.

    ResponderExcluir
  2. amei adore muito legal eu ate me emocionei senti saldade das infalcia eu sou a natasha tenho 12 anos

    ResponderExcluir