terça-feira, 9 de março de 2010

Circo

Um pouco de história:


O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores.
Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros).
Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações.
Há inúmeras versões sobre a origem do circo, dissonantes ou não, elas concordam em um sentido: o propósito de entreter.
Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).
O circo chegou no Brasil no inicio do século XIX com as famílias tradicionais Circenses que aqui aportaram vindas de vários lugares do mundo, especialmente da Europa.
Essa famílias traziam consigo a tradição da transmissão oral, de pai para filho, de seus conhecimentos e a vocação nômade - característica que fez com que os circos percorressem todo o país, de ponta a ponta. e assim que começaram a viajar, foram incorporando culturas regionais, diluindo a origem Europeia do circo em criações locais, tais como os palhaços cantores.
O DIA DO CIRCO é dia 15 de março, porém aqui no BRASIL comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.


http://www.portalsaofrancisco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário